19 julho, 2005

A palavra primeva

Com Palavras Breves se explica (e se conta) o surgir do blogue.

O Ricardo que, em poucas linhas públicas, por recentes, provou ser um exímio dom(in)ador das letras, desafiou-me para a abertura deste novo espaço.
A pretensão, com total anuimento, era a de um local dedicado ao conto, à fábula, à novela, à narrativa sucinta, ao mini-romance (se assim lhe pudermos chamar).
Não só me pareceu bem, pela criatividade da iniciativa, como, aliás, me despertou curiosidade pelo que daqui poderia (poderá?) surgir.

Convite lógico, aquele que foi feito ao Filipe, há já algum tempo a desfraldar as velas da caravela (a sua) da ficção.
Como é óbvio, lógico e previsível, dentro das cerradas fronteiras que a abrangente blogosfera impõe, far-se-ão novos convites, mormente a quem, já, no dia-a-dia, no seu próprio espaço, traça este mesmo rumo, agora, aqui, adoptado.

Não se confunda o termo “Breves” com leveza, ligeireza, leviandade. Antes, se compreendam os limites que este espaço impõe em termos, precisamente, de espaço (não será isto, também, um incentivo, um quase-desafio, à criatividade?).

A seu tempo, se verificará se o blogue merece, ou não, ser um ponto de paragem, de reflexão, de crítica, de discussão. A seu tempo, se verificará se valeu a pena, ou não, unirmo-nos neste projecto. A seu tempo, se verificará se temos arcaboiço, ou não, para sustentar este debuxo, conscientes da envergadura e das proporções que poderá vir a alcançar.

A mim, coube-me a parte mais fácil – a de prefaciar a obra ainda por escrever; a de dar o primeiro passo, com singelas linhas, para que se comecem, de facto, a soltar os nós da criatividade. A nós, para já poucos, cabe-nos começar a erigir, com palavras breves, o Palavras Breves.

1 comentário:

isabel mendes ferreira disse...

Aqui as palavras mesmo que breves ficam a pairar na breve aragem dos dias....espero mais. para que os dias sejam menos breves...